sábado, 22 de janeiro de 2011

Godard, eu não desisto! - Parte I


Nunca entendi muito de política (continuo sem entender), talvez seja por isso que desde que me apaixonei pela Nouvelle Vague tombei de amores pelo cinema de François Truffaut, mais sensível e lírico que Jean- Luc Godard, político, revolucionário, crítico. Apesar de que o primeiro filme que assistir do movimento foi “Acossado” do Godard.

Seus filmes são uma aula de política e dialoga com outras artes, música, pintura e ainda a filosofia, história e linguagem, a literatura. Talvez a mistura de todos esses conteúdos confunda quem não tem a bagagem que seus filmes exigem.

Como escrevi no início do texto, nunca entendi muito sobre política por isso flutuo diante dos filmes do Godard. Me esforço durante os filmes para poder absorver algo, mas na maioria das vezes quando se trata de seus filmes coloridos sou roubada pelas cores usadas na direção de arte. As cores são sempre muito fortes, o amarelo, verde, vermelho e azul. Isso me agrada visualmente em seus filmes.

Monsieur, je ne comprends pas!

Me interesso pelo cinema do diretor apesar de não entender bem, por isso ultimamente tenho recorrido a textos que expliquem um pouco sua obra pra esclarecer as idéias. Por isso vos digo monsieur: Godard, eu não desisto de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário