sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Fazer de sua vida sua própria arte

Acredito que se inspirar e escrever sobre si mesmo deve ser mais fácil que criar outra personagem e desenvolver uma história. (Mas, não significa que eu não gosto da idéia de criar personagens, adoro). Afinal quando se cria uma personagem estamos fazendo nascer outra vida, outra maneira de pensar, de agir, etc.
Me atrai os autores dessa maneira de fazer arte tanto no cinema quanto na literatura, por isso sou admiradora de François Truffaut que no cinema fez de sua própria vida inspiração para sua arte, com a saga de Antoine Doinel e sua vida desde a adolescência até uma parte de sua fase adulta. No cinema tenho uma paixão por Truffaut, sou apaixonada pela simplicidade de seus filmes. O cineasta em seus filmes deu maior atenção às emoções, os sentimentos, as relações do dia-a-dia.
Truffaut foi o homem que amou as mulheres e o menino incompreendido.
Do outro lado, temos Marguerite Duras que na literatura foi ainda mais ousada. Sem medo das criticas fez da (acredito) fase mais importante de sua vida o seu romance mais conhecido. Em “O Amante” a escritora narra a história de sua relação com um homem maduro e chinês quando tinha apenas 15 anos e meio de idade. Além de seu romance com o amante chinês, revela a difícil relação com a sua mãe e seus irmãos, a vida que levavam no Vietnã.
Duras também se dedicou ao cinema, escreveu o roteiro de “Hiroshima mon amour” filme de Alain Resnais, e também dirigiu filmes de sua própria autoria entre eles, “India song” e “Destruir, disse ela”.
Para ler e para ver: Marguerite Duras e François Truffaut. (Lembrando que Truffaut também foi escritor. “Os filmes de minha vida” e outros livros e antes de tudo foi critico da Cahiers Du cinema).

* “O Amante” foi adaptado no cinema em 1992 pelo cineasta Jean-Jaqcues Annaud.

5 comentários:

  1. Acho que vou a sua casa hoje a noite, se for fazer algo me avise.

    ResponderExcluir
  2. Figass liguei para vc hj ai disseram que vc tava na pós, ia te chamar para o velho tinto..
    venha mesmo hj estou em casa.

    ResponderExcluir
  3. Lu, tem uma poratgem nova sobre agnes varda no blog gomorra69.

    ResponderExcluir
  4. ehehhee vou lá ver, por.. tava pensando nela hj por causa do curso de DOC. Vou ver, vou ver :)

    ResponderExcluir